O acesso à psicoterapia é muitas vezes tem como obstáculo a questão do preço. Ainda que haja atendimento psicológico fornecido gratuitamente pelo SUS, muitos ainda buscam atendimento particular.
A psicanálise reconhece a necessidade de personalização nos custos de atendimento. Sendo um processo que se inicia sem saber quando se vai terminar, é importante ter em mente que o tempo de cada um deve ter tratado de maneira cuidadosa. Ou seja, cada pessoa é única, assim como suas necessidades psicológicas, e é justamente por isso que não há uma abordagem única para estabelecer valores.
Em Lacan, o pagamento é uma parte importante do trabalho. Você paga com o seu tempo, suas palavras, sua mente e com o seu dinheiro. O pagamento é baseado no seu desejo e nas suas condições financeiras. Como diz o ditado, “você recebe pelo que paga”, e o pagar faz com que a pessoa trabalhe em suas questões de maneira simbólica, subjetiva. No Brasil o atendimento psicológico custa, considerando atendimento particular, a partir de R$100,00. Esses valores podem mudar muito, entretanto, dependendo de uma série de fatores.
O custo do atendimento psicoterapêutico em psicanálise apresenta um laço que se constrói desde o momento que se busca um terapeuta até o final de uma análise. É uma parte intrínseca do compromisso mútuo entre terapeuta e paciente. Ao personalizar os valores, reconhecemos a indivdualidade de cada jornada terapêutica. Este investimento não é apenas financeiro, mas também emocional e é algo o qual deve ser conversado além de uma transação financeira do dia-a-dia.